A percepção seguramente mais consolidada com relação a quais coberturas contratar para o negócio concentra-se, na imensa maioria dos casos, nas instalações industriais, nos equipamentos, estoques e, possivelmente, alguma responsabilidade civil ou ambiental, até porque muitas são de natureza compulsória. No entanto, o que fazer se os recebíveis, ou seja, aquele fluxo de recursos que permite que todo esse aparato gire e continue funcionando, produzindo e gerando resultados, sofrer impactos significativos e comprometedores, gerado por inadimplências e outros problemas de crédito? Para se ter uma idéia desse impacto basta uma conta rápida: se, por exemplo, uma empresa trabalha com uma margem de lucro de 5% e um de seus clientes deixar de honrar uma fatura de R$ 100.000, será necessário um faturamento adicional de R$ 2.000.000 para recompor a rentabilidade esperada no planejamento financeiro!! E é precisamente para evitar ou mitigar impactos dessa natureza que o seguro de crédito constitui-se num grande aliado para o sucesso dos seus negócios, podendo ser contratado para cobrir os riscos de transações realizadas no mercado interno e para operações financiadas de exportação.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO SEGURO DE CRÉDITO:
- PARTICIPAÇÃO OBRIGATÓRIA DO SEGURADO
Esta obrigatoriedade visa a que o segurado tenha participação ativa em todo o processo, desde a composição dos riscos aos valores indenizatórios, ações judiciais, extrajudiciais etc…
- GLOBALIDADE DAS OPERAÇÕES
A cobertura do seguro deve, necessariamente, abranger a totalidade do faturamento a crédito do segurado. Na eventualidade de alguns riscos não estarem incluídos por critérios de seleção, o segurado deve, mesmo assim, informar à seguradora o valor total das suas vendas a crédito.
- LIMITE DE COBERTURA
Tem a função de prevenir tanto possíveis fraudes como o excesso de exposição do segurado.
TIPOS DE COBERTURA:
SEGURO DE CRÉDITO INTERNO
Trata-se da modalidade que oferece coberturas para transações realizadas dentro do território nacional, distribuídas em cinco modalidades, a saber:
- Riscos Comerciais
- Quebra de Garantia
- Operações de Consórcio
- Operações de empréstimo hipotecário
- Operações de Arrendamento Mercantil (leasing)
SEGURO DE CRÉDITO À EXPORTAÇÃO
Cobre os riscos comerciais, políticos e/ou extraordinários enfrentados pelo exportador brasileiro que gerem eventuais inadimplências dos seus importadores, e abrange dois momentos do processo:
- Riscos de pré-crédito (fabricação)
São aqueles por força dos quais o exportador brasileiro fica impossibilitado de fabricar os bens ou executar os serviços contratados em decorrência de fatos previstos em contrato e que afetaram o importador ou o país de destino, ficando os valores a indenizar restritos aos custos incorridos até quando da interrupção do contrato.
- Riscos de crédito (pós-embarque)
São aqueles oriundos da simples inadimplência do importador, e desde que todas as obrigações contratuais do exportador tenham sido devidamente cumpridas.
BENEFÍCIOS PARA O NEGÓCIO
O seguro de crédito constitui-se, sem dúvida nenhuma, numa ferramenta extremamente moderna de gestão empresarial pois, além de objetivamente garantir o fluxo de caixa na linha do tempo, de importância crucial para a sobrevivência do negócio, traz também na sua esteira uma série de benefícios que alavancam significativamente o negócio como um todo, seja dando parâmetros sustentáveis para uma política comercial mais agressiva ou funcionando como instrumento de melhor planejamento estratégico, facilitando inclusive o acesso ao mercado financeiro, devido à expressiva redução dos riscos de inadimplência e suas danosas consequências. Abaixo algumas informações um pouco mais detalhadas de alguns dos aspectos mencionados:
AVALIAÇÃO DE RISCOS
Com a contratação da cobertura, a seguradora atua em conjunto com o segurado na análise de crédito de toda a sua carteira, definindo limites individuais de risco para os devedores incluídos na apólice. Essa análise se baseia em dados da seguradora e em informações do próprio mercado, levando-se em conta o histórico do devedor, seu potencial de compra e sua situação econômica e financeira. Da mesma forma essa parceria permite ao segurado uma tranquilidade muito maior em alavancar novos clientes e mercados, pois poderá contar com uma expertise de gabarito internacional, fruto de anos de experiência com clientes de todo o mundo nos mais variados segmentos econômicos. Assim, além de prevenir as perdas mais significativas, essa soma de competências traz uma sensível melhora na qualidade e custo das decisões de crédito, alavancando diretamente a rentabilidade do negócio.
MONITORAMENTO DA CARTEIRA
Após a análise individual, os devedores continuarão a ser monitorados durante toda a vigência da apólice. Com isso, alterações na situação cadastral, econômica ou financeira poderão ser percebidas e comunicadas ao segurado.
GESTÃO DE COBRANÇA
Com a contratação dessa cobertura o segurado passa a contar com o suporte da seguradora na gestão de cobrança dos créditos vencidos e não pagos, buscando uma solução amigável com o devedor inadimplente sem interferir na política comercial da empresa. Todo esse aparato e expertise, uma vez agregados ao negócio, traz uma inevitável redução dos custos de decisões de crédito e ações de cobrança, que se refletem diretamente na rentabilidade final do negócio.
REDUÇÃO DE TRIBUTOS
As empresas que optam pelo regime de tributação pelo lucro real podem incluir o pagamento dos prêmios referentes ao seguro como despesa dedutível da base de cálculo do Imposto de Renda.